COMO DEFINIR SEU NICHO E PERSONA PODE AJUDAR SUAS REDES SOCIAIS



 Você está nas redes sociais e apesar de postar fotos e stories, sente que não adianta, seu perfil não cresce e nem tem engajamento?

Vou te fazer 2 perguntas.


Você definiu seu nicho?

Você definiu a persona do seu negócio/empresa?


Sem esses dois é praticamente impossível você criar uma linha de comunicação de sucesso. E isso se dá principalmente por que você não sabe onde quer chegar, e como já dizia o Gato em Alice: Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.


Por isso quero que você defina três coisas agora: (ou salva pra fazer depois)


Defina sua Persona, que nada mais é do que a personificação do seu cliente, quem ele é? Qual é a profissão dele? Quais suas maiores ambições? Quais suas maiores dificuldades? O que o seu produto/serviço melhora na vida dele? É com a sua persona definida que você vai saber exatamente com quem falar, e isso vai te ajudar a não perder tempo falando com quem não quer consumir seu conteúdo e criando publicações que não atinjam o público certo. Por exemplo, se eu falo com mulheres acima dos 30 que são mães e trabalham fora de casa. Vai adiantar eu ficar postando sobre home office? Ou postando coisas para mulheres solteiras/casadas sem filho? Lógico que não.


Ao criar a sua persona, dando um nome, idade, profissão, hábitos, costumes, desejos, sonhos e etc, reproduzindo uma pessoa normal, você vai falar diretamente no ponto dela. Sua empresa pode ter mais de uma persona, de acordo com seus produtos ou serviços. E como saber quem é minha persona, como saber todas essas informações dela?


Vou te falar a forma como eu criei e como você pode fazer. As minhas personas são amigas minhas e empreendedoras, tenho várias amigas que se encaixam, mas eu peguei 2 delas que são muito próximas de mim, cada uma com uma característica diferente, e em um nível de conhecimento de redes sociais. E tenho sentido que uma nova persona está se aproximando por conta da demanda de conteúdo mais básico, como esse. O que fiz com elas foi fazer exatamente essas perguntas. E é o que você pode fazer, mas caso não conheça nenhum cliente tão afundo assim, você pode criar essas perguntas em um questionário do Google e pedir que os clientes (aqueles que você acha que são o seu cliente ideal) respondam.


Mais uma etapa importante e que vai te ajudar a crescer nas redes sociais é definir o seu nicho.


Definir o seu nicho vai te ajudar a falar diretamente com a sua persona, sem perder tempo e esforços falando com quem não tem interesse em você. Nicho nada mais é do que a categoria da sua empresa/serviço. Ex: Moda, beleza, restaurante, influenciadora, cabelereiro, arquiteto, design e etc.


Com isso em mente, você vai escolher o seu sub-nicho, que é uma categoria mais específica. Ex: Moda para baixinhas, Restaurante de comida Japonesa, Influencer Materna, Cabelereiro de tranças afro e etc. Quanto mais você afunila o seu público, melhor (e mais rápido) será o retorno pra você.


Após esses itens definidos, você vai definir qual é a dor que a sua empresa/serviço vai resolver do seu público. Ex: "Ausência de cabelereiras de trança afro na cidade", "Dificuldade em montar looks sendo pequena", "Dicas de maternidade para mães que querem educar de forma afetiva" e etc.


Conseguiu entender qual é a importância desses dois tópicos? É extremamente importante você saber responder eles, assim você sabe exatamente com quem está falando e como resolver os problemas dele.


Onde, na vida dos seus seguidores, o seu produto/serviço se encaixa? Como você pode ajudá-los?


Se você já tem seu nicho, deixa aqui nos comentários, vamos interagir.

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